Ecocardiograma: entenda como o exame pode ajudar a saúde do seu coração

Também conhecido como ecocardiografia ou ultrassonografia do coração, o exame identifica alterações desse órgão. Saiba mais lendo este post!

O que é o Ecocardiograma?

O ecocardiograma é o exame feito a partir de um aparelho que recebe as ondas sonoras emitidas pelo coração do paciente transformando-as em imagem. Existe mais de um tipo de ecocardiograma. São eles:

• Ecocardiograma com Doppler;
  • Transtorácico;
  • Transesofágico;
  • Ecocardiograma fetal;
  • Sob estresse.
O Cardiologista irá decidir qual o tipo adequado de acordo com o perfil e os sintomas relatados pelo paciente durante a consulta, podendo combinar com o pedido de outros exames cardiológicos.

Como é feito?
Em geral, o paciente deve se deitar com a barriga para cima ou sobre seu lado esquerdo sem camisa. O médico ou outro profissional capacitado irá passar um gel na região do coração para que o equipamento de ultrassom possa captar imagens.
No entanto, a forma de realizar o ecocardiograma pode variar de acordo com o tipo. Aquele que possui uma diferença maior em relação aos outros é o ecocardiograma transesofágico, porque além de exigir preparo antes do procedimento (jejuar por 3 horas antes de sua realização), pode ser que o médico dê algum tipo de sedativo, pois um tubo é introduzido no esôfago.

Quem deve fazer o ecocardiograma?
O médico Cardiologista pode solicitar o ecocardiograma para prevenir doenças ou complementar o diagnóstico de outros exames. Mas, ele é feito principalmente em pacientes que apresentam sintomas de problemas cardíacos como falta de ar, tonturas e desmaios. Pode detectar:
  • Problemas no feto durante a gestação;
  • Problemas ocasionados no coração pela diabetes;
  • Problemas na aorta;
  • Problemas de coagulação;
  • Presença de massas e tumores no coração;
  • Doenças do esôfago;
  • Sopros;
  • Tromboembolismo pulmonar;
  • Alterações na membrana do coração;
  • Aneurisma;
  • Alteração no tamanho ou espessura do coração.

Já pensou em se consultar com um Cardiologista em Goiânia e fazer o ecocardiograma no mesmo lugar? Na Clínica Vittá Goiânia isso tudo é possível por um valor super acessível.
Clique aqui e veja qual a unidade mais perto de você.