Alergologista


O médico Alergologista é o responsável pelo diagnóstico e tratamento tanto de doenças alérgicas quanto de disfunções do sistema imunológico. Portanto, possui domínio para acompanhar quadros de alergias de acordo com os mecanismos de defesa de cada paciente.

 

Apesar de otorrinolaringologistas e dermatologistas serem bastante procurados pelas pessoas quando manifestam sintomas nasais ou alterações na pele, o ideal é recorrer à Alergologia, uma vez que a especialidade proporciona qualidade de vida e bem-estar a longo prazo evitando o reaparecimento ou o agravamento de doenças alérgicas.

 

Doenças tratadas pelo Alergologista

 

As doenças tratadas pelo médico Alergologista são divididas conforme a localização ou o mecanismo de defesa atingido. Dessa forma, são as mais comuns:

 

·        Doenças alérgicas da pele - a picada de diversos insetos, bem como o uso de cosméticos correspondem à boa parte das causas de alergia deste grupo.

·        Lesões e coceira - denunciam a reação do organismo contra esses alérgenos;

·        Alimentares - alguns alimentos desencadeiam alergias em determinados indivíduos. Vômito, diarreia, manchas na pele e até mesmo o choque anafilático, em casos mais graves, são manifestações recorrentes;

·        Respiratórias - geralmente, os ácaros, a poeira, os pelos de animais e as mudanças climáticas são os agentes que despertam a alergia respiratória causando inflamação em áreas associadas ao nariz. Nesse sentido, espirros contínuos, coriza, coceira na garganta e no nariz, dificuldade para respirar e tosse são os sintomas mais comuns;

·        Oculares - irritação, vermelhidão, lacrimejamento e coceira nos olhos são os principais sinais de alergia, sendo a conjuntivite a principal doença alérgica ocular.

 

Vale mencionar que a rinite alérgica, a dermatite de contato, a dermatite atópica, a otite, a asma, a urticária e a sinusite são alguns dos casos mais tratados pela especialidade.

 

Quando procurar o médico Alergologista?

 

Ao sentir os seguintes sintomas, é importante agendar uma consulta com o Alergologista:

 

·         Irritações na pele;

·         Espirros e coriza constantes;

·         Olheiras acompanhadas de incômodos na região dos olhos;

·         Dificuldade para respirar;

·         Vômito e diarreia.

 

Está procurando por um Alergologista? A Clínica Vittá foi feita para você!

 

Agende sua consulta em uma de nossas unidades.