Quando o corpo manifesta a anemia?

Quando o corpo manifesta a anemia?

Entenda as causas e os sintomas da anemia acompanhando esta leitura! 

 

O que é a anemia? 

anemia é uma condição em que o organismo apresenta deficiência na concentração da hemoglobina ou na produção das hemácias. Portanto, o transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do paciente acometido pelo quadro se encontra comprometido. 

 

O que causa a anemia? 

anemia pode se manifestar devido à baixa quantidade de diversos nutrientes no corpo. Entre eles estão o ferro, a vitamina B12, as proteínas e o zinco. A Anemia Ferropriva, ocasionada pela deficiência em ferro, é a mais comum entre os pacientes.  

No entanto, existem outros tipos de anemia que surgem por diversos motivos. São os mais recorrentes: 

 

▪ Anemia Perniciosa: quando há deficiência de vitamina B12; 

▪Anemia Hemolítica: quando a medula óssea não consegue repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos; 

▪Anemia Aplástica: quando o organismo não gera quantidade satisfatória de glóbulos vermelhos. Infecções e exposição a produtos químicos podem provocar essa condição. 

 

Esses tipos são classificados como anemias adquiridas, porque acometem o sujeito ao longo da vida. Além disso, também há as anemias hereditárias. Como o próprio nome indica, o paciente nasce com essa condição, uma vez que ela é herdada geneticamente.  

 

Principais sintomas 

O clínico geral ou o cardiologista deve ser procurado quando o paciente manifesta os seguintes sinais: 

 

▪ Palidez; 

▪ Indisposição; 

▪ Tontura; 

▪ Dor de cabeça; 

▪ Fadiga generalizada; 

▪ Falta de ar; 

▪ Mãos e pés frios e com sensação de formigamento; 

▪ Dor na região do peito; 

▪ Olhos amarelados; 

▪ Palpitação e taquicardia; 

▪ Desejo em ingerir substâncias não comestíveis. 

 

Quando a anemia é consequência de uma perda expressiva de sangue (anemia aguda), a queda da pressão arterial é o sintoma mais evidente. É comum após acidentes e cirurgias, assim como nas situações de sangramento intestinal. 

 

Diagnóstico  

Após uma avaliação clínica, o clínico geral ou o cardiologista solicita a realização de um hemograma completo e de outros exames laboratoriais com o intuito de analisar as taxas de hemoglobina e a deficiência de vitaminas no sangue. Dessa forma, é possível identificar a anemia, determinar a sua causa e orientar o tratamento correto. 

 

Tratamento  

anemia deve ser tratada de acordo com a sua causa. Para os tipos mais comuns, são determinadas as seguintes orientações: 

 

▪ Anemia Ferropriva: suplementação de ferro quando nutriente estiver deficiente no corpo, e reparação da fonte de sangramento quando a condição for decorrente de menstruações excessivas ou sangramentos intestinais, por exemplo; 

▪ Anemia Perniciosa: suplementação dietética ou injeções de vitamina B12; 

▪Anemia Hemolítica: pode ser feito desde o tratamento das infecções que ocasionaram a anemia até a transfusão de sangue, a depender de cada caso; 

▪ Anemia Aplástica: transfusão de sangue ou transplante de medula óssea, também conforme a situação. 

 

No caso de anemias hereditárias, como a Falciforme, é possível que o especialista recomende medicamentos orais e intravenosos, administração de oxigênio, suplementação de ácido fólico, entre outras medidas. 

 

Agora que você já sabe quando o corpo manifesta a anemia, não deixe de procurar um dos clínicos gerais ou cardiologistas da Clínica Vittá 

Agende sua consulta por um valor que cabe no seu bolso. Basta clicar aqui. 

Tags:
Compartilhar:
Agendamento Online
Clique para Ligar