O que provoca a infecção de urina?
A doença, caso não seja diagnosticada e tratada de forma adequada, pode evoluir para quadros mais graves. Saiba tudo sobre a infecção de urina neste post!
O que é a infecção de urina?
A infecção de urina, também conhecida como ITU (Infecção do Trato Urinário), acomete crianças, homens e mulheres. Este último grupo apresenta mais probabilidade de desenvolver o problema devido às suas características anatômicas. Afinal, a uretra do corpo feminino é mais curta quando comparada a do homem e está localizada próxima ao ânus. Isso facilita a passagem de bactérias desse orifício para a vagina.
A doença é provocada por micro-organismos tendo ocorrência em qualquer parte do sistema urinário: ureteres, rins, bexiga e uretra.
Quais são os principais sintomas?
Os sintomas mais comuns decorrentes da infecção de urina são:
▪ Dor forte ou ardor ao urinar
▪ Necessidade frequente de urinar com urgência
▪ Dores localizadas na bexiga, nas costas e no baixo ventre
▪ Presença de sangue na urina
▪ Febre
O estado febril é raro quando a infecção de urina atinge somente o trato urinário baixo, ou seja, nas situações que se enquadram como cistite. Já nos casos em que a doença afeta o trato urinário superior (pielonefrite), a febre alta é iminente e, geralmente, ocorre associada a calafrios e dor lombar.
Ao presenciar esses sintomas, o paciente deve procurar o médico urologista com urgência.
O que pode provocar a infecção de urina?
Certamente, a baixa ingestão de água se constitui como um dos fatores principais que levam à infecção de urina. O líquido é bastante importante para expelir as bactérias presentes na uretra e na bexiga. Porém, beber água e permanecer com a urina por muito tempo dentro da bexiga é a ocasião ideal para o surgimento da doença. Portanto, é essencial urinar com frequência.
Além disso, a infecção de urina também pode acontecer devido aos seguintes motivos:
▪ Uso de duchas vaginais
▪ Constipação intestinal
▪ Doenças da próstata
▪ Falta de higiene íntima
▪ Uso de roupas muito justas
▪ Menopausa
▪ Cálculo renal
▪ Uso recente de sonda vesical
▪ Baixa imunidade
Ademais, é recomendado urinar logo antes de dormir e após as relações sexuais para prevenir o surgimento do problema. Já os cuidados com a higiene pessoal devem ser equilibrados, porque o excesso de lavagem pode prejudicar a flora genital, a qual protege o organismo.
Tratamento
O urologista é o especialista que atua no diagnóstico e tratamento da doença. O exame de urina é o mais solicitado para analisar os leucócitos e traços de sangue. Exames de imagem e a cistoscopia também podem ser necessários.
A prescrição de antibióticos costuma combater com sucesso a infecção de urina. No entanto, se o paciente não for submetido ao tratamento adequado ou permanecer por muito tempo com os sintomas sem procurar o urologista, a infecção de urina pode evoluir para problemas como:
▪ Infecção dos rins (pielonefrite)
▪ Septicemia (infecção generalizada)
▪ Perda aguda da função renal
▪ Óbito
Agora que você já sabe o que provoca a infecção de urina, não deixe de procurar o médico urologista ao presenciar os sintomas da doença.
Clique aqui e agende uma consulta com valor acessível!