O que pode ser aquela dor no lado esquerdo da barriga?
O incômodo pode indicar diferentes problemas de saúde. Veja as principais causas para a dor no lado esquerdo da barriga!
Sem dúvida, a dor no lado esquerdo da barriga pode sinalizar desde as questões mais simples, como a prisão de ventre, até pedra nos rins ou endometriose, por exemplo. Por isso, é imprescindível que a pessoa observe se há outros sintomas se manifestando no corpo, bem como a frequência e a permanência do incômodo.
Acompanhe a seguir os principais quadros relacionados à dor no lado esquerdo da barriga!
Excesso de gases
Como mencionado acima, a dor no lado esquerdo da barriga pode ser uma consequência do acúmulo de gases no organismo. Possivelmente, a pessoa está com o intestino preso, por isso, a causa do problema, nesse caso, é mais fácil de identificar.
Infarto
Por outro lado, a dor pode indicar algo mais preocupante, como o infarto. Logo, ela pode ter relação com a interrupção do fluxo de sangue em direção ao coração.
Vale observar se a dor tem origem no peito, irradiando para a barriga. Ademais, é importante verificar a presença de outros sintomas, como falta de ar, formigamento nos braços e enjoo.
Endometriose
Ao mesmo tempo, a dor no lado esquerdo da barriga é bastante relatada nos consultórios ginecológicos devido à endometriose. Tal doença, caracterizada pela presença de células do endométrio nos ovários ou na cavidade do abdômen, costuma ser diagnosticada por volta dos 30 anos.
Infelizmente, trata-se de um diagnóstico tardio por ter sintomas muito parecidos com os de outras doenças. Logo, até que a doença seja identificada, as pacientes passam vários anos com a qualidade de vida comprometida.
Por falar nisso, a dor no lado esquerdo da barriga também pode ser provocada por cólicas menstruais. Afinal, a contração do útero para expelir o tecido que reveste o útero costuma ser dolorosa em muitas mulheres.
Diverticulite
Já a diverticulite pode ser considerada uma das principais causas de dor no lado esquerdo da barriga. Trata-se de uma inflamação de pequenas bolsas localizadas na parede interna do intestino grosso.
A falta de fibras na alimentação, bem como o baixo consumo de água, frutas, grãos e cereais integrais contribuem para o desenvolvimento do quadro.
Além dessa dor na barriga, a diverticulite provoca sangue nas fezes, dificuldade para urinar, gases, inchaço, febre, calafrios, diarreia, entre outros sintomas.
Hérnia no abdômen
Outra condição associada ao problema tem a ver com o desenvolvimento de hérnias abdominais. Estas ocorrem em locais em que o músculo está mais fraco, promovendo a formação de uma saliência, causando dor ao espirrar, tossir ou usar o banheiro.
Portanto, ao verificar esse volume na região abdominal, é importante se consultar com gastroenterologistas. Inclusive, náuseas e vômitos devem ser relatados a esses especialistas.
Uma vez que a dor no lado esquerdo do abdômen pode apontar para diferentes quadros, é recomendado iniciar o acompanhamento com clínicos gerais. Dessa forma, os pacientes recebem um encaminhamento adequado para a realização do tratamento.
Agende uma consulta na Clínica Vittá por um valor acessível.
Acompanhe nosso perfil no Instagram!