Diabetes: conheça as causas, os sintomas, o diagnóstico e os tipos de tratamento

A doença é decorrente da falta ou má absorção de insulina pelo organismo, o que provoca o acúmulo de glicose no sangue (hiperglicemia) impedindo o fornecimento de energia adequado para o organismo. Acompanhe este texto e saiba mais sobre essa condição!

Tipos de diabetes

A doença pode se manifestar, principalmente, sob as seguintes formas:

• Tipo 1: o órgão responsável pela produção de insulina é o pâncreas. Ao gerar pouca ou nenhuma quantidade de insulina, o paciente é enquadrado neste tipo de diabetes.
  • Tipo 2: neste caso o pâncreas até produz a insulina, mas, as células não reagem a esse hormônio.
  • Gestacional: na maioria dos casos, acomete as mães que ganham peso além do recomendado para o seu perfil durante a gravidez.

Causas

Pacientes que não ingerem verduras, legumes e frutas diariamente, não praticam atividades físicas, são fumantes, consomem sal, gorduras e açúcar em excesso e estão acima do peso ideal possuem mais riscos de ter diabetes.

Além disso, também são causas da doença:

• Fatores genéticos (histórico de pais e irmãos que possuem diabetes, por exemplo);
  • Pressão alta;
  • Pré-diabetes;
  • Apneia do sono;
  • Medicamentos glicocorticoides;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Doenças renais crônicas;
  • Colesterol alto.

Sintomas

No geral, os sinais que o paciente com diabetes apresenta são fome e sede em demasia e necessidade de urinar frequentemente. Confira os sintomas específicos dos tipos 1 e 2:

Tipo 1:

• Perda de peso;
  • Fadiga;
  • Alterações de humor;
  • Fraqueza;
  • Enjoos e vômito.

Tipo 2:

• Pés e mãos com sensação de formigamento;
  • Infecções de pele, bexiga e rins;
  • Visão embaçada;
  • Demora na cicatrização de machucados.

Diagnóstico

Ao apresentar os sintomas de diabetes, o paciente deve procurar o Endocrinologista, o qual irá solicitar algum dos seguintes exames laboratoriais

• Glicemia de jejum;
  • Glicemia casual;
  • Glicemia.
  • Caso haja resultado positivo para diabetes, o Endocrinologista irá pedir mais exames para confirmar a doença.

Tipos de tratamento

No caso de diabetes do tipo 1, o paciente deverá tomar injeções diárias de insulina e o Endocrinologista poderá indicar outros medicamentos via oral.
Já o tratamento do tipo 2 irá depender do grau de necessidade de cada caso. Podem ser prescritos inibidores da alfaglicosidase, sulfonilureias e glinidas.

Complicações

Se o tratamento não for feito adequadamente, o quadro pode evoluir para situações mais graves como doenças renais, neuropatia diabética, problemas de circulação, feridas nos pés, glaucoma, catarata, depressão, problemas sexuais, entre outras.

Já pensou em visitar um Endocrinologista de confiança e fazer seus exames no mesmo lugar? Clique aqui e agende um horário na Clínica Vittá Goiânia!