9 alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade
A gente fala tanto em atitudes benéficas para a mente, né? Mas, sabia que o que o você coloca no prato tem influência direta nisso? E não, não é aquele monte de doces que come ao se sentir triste! Estamos falando da relação estreita entre alimentação e saúde mental. Nisso, aproveitamos para conhecer 9 alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade.
Qual a relação entre comida e saúde mental?
Antes de tudo, vamos entender uma coisa: por que nossa alimentação afeta tanto a mente? Já reparou que, ao nos sentirmos nervosos, logo abrimos a geladeira? Ou, se estamos na rua, comemos uma coisa bem gostosa?
Isso é mais simples de explicar do que você imagina! Tudo o que comemos afeta o funcionamento do cérebro. E, vamos mais longe! Além de fornecer energia, os alimentos são responsáveis por:
- Fazer a máquina funcionar pela absorção dos nutrientes
- Fortalecer o sistema imunológico
- Evitar que as células “envelheçam” por falta de antioxidantes
- Cuidar da saúde intestinal
Ok, mas onde entram os alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade nisso? A verdade é que a alimentação adequada, de modo geral, fornece os nutrientes necessários para atender a estes fatores que mencionamos.
Porém, transtornos de humor, ansiedade, entre outros, são seriamente afetados pela falta deles. Só para exemplificar, a deficiência de nutrientes pode afetar a produção de neurotransmissores. Daí, agravar o quadro. Ademais, o estresse oxidativo também se relaciona a alterações emocionais.
Por fim, sabe essa “ajudinha” que os alimentos dão para que o intestino funcione melhor? Está na preservação da microbiota, micro-organismos bons que garantem os movimentos intestinais. Cada pessoa tem a sua, mas em algumas doenças, há modificações nessa população.
Sendo assim, conforme o tipo de alimentação, tudo fica desregulado e, consequentemente, o intestino vai mal. Daí, é aquele ciclo vicioso que acaba no aumento da ansiedade.
Alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade
Então, vamos, enfim, aos alimentos que diminuem a ansiedade? E, sobretudo, por que têm esse efeito positivo?
Peixes gordurosos
Salmão, cavala e sardinha, por exemplo, são ricos em Ômega-3, um antioxidante que reduz ações inflamatórias. Ademais, é fonte de nutrientes que previnem doenças psiquiátricas, como depressão, porque liberam serotonina. Com isso, melhoram o humor e disposição.
Frutas cítricas
Limão, laranja, kiwi, acerola, entre outras frutas do tipo, estão entre os alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade. Isso se dá, principalmente, pela vitamina C e, também, os flavonoides que, juntos:
- Controlam a fadiga
- Diminuem a inquietação
- Reduzem a irritabilidade
Banana
Da mesma forma que o Ômega-3, a vitamina B6 presente na banana estimula a produção de serotonina. Além de melhorar o humor, o nutriente diminui a taquicardia e normaliza a pressão arterial.
Castanha
Aqui, os benefícios vêm do triptofano, magnésio e vitaminas do complexo B. Estes componentes reduzem o estresse e, consequentemente, evita os sintomas da ansiedade. Além da castanha, o mesmo efeito se nota em outras oleaginosas, como amendoim e amêndoas.
Ovos
Fontes de triptofano, os ovos entram, com louvor, na lista de alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade. O aminoácido também produz serotonina, cujos benefícios, a gente já conhece. Ademais, há a vitamina D, que melhora a concentração e o comportamento.
Iogurte
Não só o iogurte, como também derivados do leite, possui alta taxa de cálcio e magnésio. Ambos reduzem a pressão e, consequentemente, a taquicardia. Sem falar nas bactérias que interferem, positivamente, no funcionamento do cérebro e intestino.
Chá-verde
A princípio, o chá-verde ajuda a reduzir a ansiedade porque contém teanina, aminoácido de propriedades calmantes. Assim, melhora o humor.
Chocolate
Novidade? Nenhuma! O chocolate (felizmente) é um dos alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade porque induz a produção de dopamina. Traduzindo, regula o humor e diminui a inquietação. Para não aumentar a taxa de açúcar no sangue, pode optar pela versão amarga.
Maracujá
Por fim, um dos mais conhecidos alimentos que ajudam a reduzir a ansiedade! A fruta contém flavonoides e alcaloides. Os dois componentes, só para exemplificar, diminuem a tensão muscular, equilibram o humor e regulam a pressão.
Alimentos que aumentam a ansiedade
E, ainda sobre “a gente é o que a gente come!”, há alimentos que nos deixam mais ansiosos! A lista inclui, por exemplo:
- Farinha branca
- Gorduras saturadas
- Bebidas alcoólicas
- Cafeína
- Açúcar
Ah, então, devo parar de tomar meu cafezinho da tarde? Não necessariamente! O ideal é consumir qualquer um destes alimentos com moderação.
Na dúvida, que tal agendar uma consulta com um de nossos especialistas? Temos um time de nutricionistas e nutrólogos que podem orientar sobre uma dieta adequada, tanto para a saúde mental, quanto o organismo de modo geral.
E, claro, se precisar de suporte emocional, nossos psicólogos e psiquiatras estão sempre aqui para ajudar!