Conheça os sintomas do cálculo renal
Caso a doença não seja tratada em tempo hábil, o paciente pode sofrer graves consequências. Saiba mais sobre o cálculo renal neste post!
O que é o cálculo renal?
O cálculo renal, condição também conhecida como pedra nos rins, é uma doença que afeta os rins ou outro órgão do sistema urinário. Sua principal característica consiste em formações sólidas provocadas por pequenos cristais existentes na urina.
De acordo com o Ministério da Saúde, o cálculo renal é mais comum entre os homens. Já em relação à faixa etária, acomete principalmente adultos entre 20 e 40 anos de idade.
O que causa a doença?
A formação de pedra nos rins acontece quando a urina possui uma taxa alta de substâncias como o cálcio, o ácido úrico e o oxalato. Ao mesmo tempo, caso o paciente apresente uma urina com baixa quantidade de fatores que impedem a acumulação dos cristais, as chances de desenvolver a doença aumentam.
Outras causas comuns para o surgimento do cálculo renal são:
▪ Predisposição genética;
▪ Obstrução das vias urinárias;
▪ Obesidade;
▪ Sedentarismo;
▪ Alta ingestão de proteínas e sal;
▪ Baixa ingestão de líquidos;
▪ Alterações anatômicas;
▪ Imobilização prolongada;
▪ Doenças inflamatórias intestinais.
Sintomas do cálculo renal
Em algumas situações, o cálculo renal pode estar presente no organismo sem manifestar sintomas, porque as pedras estão paradas dentro do rim. No entanto, quando elas se movimentam e realizam a passagem pelo ureter, o paciente sente uma dor lombar aguda, unilateral e que se irradia para a parte anterior do abdômen e virilha. Portanto, ele apresenta a famosa cólica renal.
Mas, também há outros sintomas característicos da doença:
▪ Presença de sangue na urina;
▪ Vômitos e febre;
▪ Desejo frequente de ir ao banheiro, mas, com presença de pouca urina;
▪ Infecções urinárias (conheça os sintomas dessa condição clicando aqui);
▪ Ardência ao urinar.
Logo, diante desses sintomas é relevante procurar a ajuda de um médico nefrologista ou urologista para que a situação não se torne mais grave.
Diagnóstico
O nefrologista ou urologista irá solicitar exames de imagem, como a ultrassonografia e a radiografia, com o intuito de realizar a triagem e o acompanhamento do paciente. Todavia, é a tomografia de abdômen o exame essencial para identificar a presença de cálculo renal. Ela permite ao médico a compreensão do tratamento adequado para o caso.
Tratamento
O especialista poderá prescrever medicamentos a fim de controlar a dor e provocar a eliminação das pedras. No entanto, há situações em que esse tratamento clínico não é suficiente, o que exige os seguintes procedimentos:
▪ Retirada do cálculo renal via cirurgia percutânea ou endoscópica após a sua fragmentação;
▪ Ureteroscopia para retirada das pedras localizadas no ureter;
▪ Litotripsia (bombardeamento dos cálculos por meio de ondas de choque para posterior eliminação pela urina).
Complicações do cálculo renal
Caso o paciente não faça exames de rotina para checar as condições de seu sistema urinário ou não procure o especialista ao sentir os sintomas mencionados acima, a doença pode levar ao dano irreversível da função renal. Inclusive, a falta de tratamento adequado pode ocasionar a perda dos rins. Esse quadro mais grave exige a realização periódica da hemodiálise.
Você possui alguns dos sintomas do cálculo renal? Não deixe de procurar um nefrologista ou urologista de confiança! Clique aqui e realize o seu agendamento on-line.
Conte com a Clínica Vittá para consultas e exames com preços acessíveis!