Caroço na vagina: o que pode ser e como tratar

Caroço na vagina: o que pode ser e como tratar

Apareceu um caroço na vagina? Calma, pois isso pode surgir por várias razões - e geralmente não graves. Por exemplo, um pelo encravado ou mesmo furúnculo. De qualquer forma, sintomas adicionais como coceira, queimação ou dor exigem atenção. Principalmente se persistirem por mais de uma semana ou forem desconfortáveis.

A seguir, trouxemos as causas mais comuns para o problema e os tratamentos que, geralmente, são indicados por especialistas.

Causas mais comuns do caroço na vagina

Cistos vaginais

De modo geral, são bolinhas de líquido ou ar bem pequenas que se formam nas paredes da vagina. Elas aparecem por diferentes motivos, por exemplo:

- acúmulo de líquido

- lesões durante o sexo

Na maioria das vezes, não geram sintoma algum, então, só se percebem que estão ali pelo toque. Ou seja, a pessoa consegue senti-los como nódulos bem discretos. Um dos cistos vaginais mais comuns é o cisto de Gartner, do qual vamos falar daqui a pouco.

A princípio, não há um tratamento específico, mas a orientação de acompanhar se estes carocinhos evoluem. Para isso, é fundamental fazer exames de rotina.

Pequenas espinhas

Ainda que mais incomuns, as espinhas também estão entre as causas de caroço na vagina. Quando aparecem na região genital, geralmente se manifestam como lesões inflamadas na vulva, virilha ou ao redor da entrada vaginal. Ainda, nos lábios maiores e menores.

Essas formações raramente indicam um problema mais sério, mas podem ser dolorosas e causar desconforto significativo. Daí, vem aquele impulso de espremer, o que não se deve fazer jamais! Nem usar qualquer medicamento sem orientação médica.

Após a consulta, conforme for a avaliação, o profissional vai prescrever pomadas corticoides ou algum tipo de antibiótico.

Foliculite ou pelo encravado estão entre as causas mais comuns de caroço na vagina

Esses são, sem dúvidas, um dos tipos mais conhecidos! Geralmente, aparecem depois da depilação, seja com lâmina, cera ou pinça. São aqueles carocinhos vermelhos ou mesmo pequenas espinhas que, caso inflamem, também dão pus. Por isso, são muitas vezes dolorosas e bastante incômodas.

Da mesma forma, o ideal é não espremer para evitar que a inflamação piore. Ademais, vale seguir estes conselhos:

- evitar usar roupas ou calcinhas muito apertadas

- usar compressas de água morna

Se a espinha piorar, daí sim, agende uma consulta com ginecologista ou dermatologista.

Bartolinite

A bartolinite, inflamação das glândulas de Bartholin. Ok, mas o que é isso? São glândulas localizadas na vulva. Essa condição pode levar à formação de um cisto ou nódulo com pus em um dos lados da abertura vaginal.

Os motivos para surgirem os carocinhos vão desde higiene inadequada até relações sexuais sem proteção. Por se tratar de uma infecção bacteriana, o tratamento da bartolinite envolve o uso de antibióticos e antiinflamatórios para aliviar a dor. Claro, sempre prescritos por ginecologista.

Furúnculo

Caroço na vagina relativamente comum, o furúnculo é um tipo de infecção que aparece mais na entrada vaginal, virilha ou grandes lábios. Começa como um pelo encravado, mas vai crescendo, se tornando uma lesão quente, dolorosa, avermelhada e com pus.

De novo, nada de tentar espremer! O certo mesmo é ir ao ginecologista para que o profissional prescreva pomadas antibióticas ou mesmo comprimidos. Ademais, uma dica é aplicar compressas mornas para aliviar o desconforto.

Cisto de Gartner

Lembra que comentamos sobre os cistos lá em cima? Pois é, este aqui surge após a gestação, quando há o acúmulo de líquido em um canal que se forma durante o desenvolvimento do feto. O mais comum é que esse canal desapareça depois que o bebê nasce. Mas, se isso não ocorre, forma-se um cisto. E aí?

Inicialmente não há um tratamento específico, mas o monitoramento da condição. Porém, se o caroço na vagina levar a outras complicações, como incontinência urinária, o cisto é retirado com cirurgia.

Verrugas genitais causam caroço na vagina

As verrugas genitais podem vir de uma infecção pelo vírus HPV por meio de relações sexuais sem proteção. Caracterizam-se por pequenas protuberâncias na região vaginal, que podem ter uma aparência similar à couve-flor. Os sintomas mais comuns são o prurido ou sensação de ardor.

A princípio, não têm cura, mas pode ser que o ginecologista as remova com aplicação de ácido ou outros procedimentos.

Herpes genital

Esta também é uma infecção transmitida sexualmente, por meio de contato íntimo sem proteção, seja oral, genital ou anal. Uma de suas principais características é o aparecimento de vesículas nos lábios vaginais ou próximas à entrada da vagina. Além do caroço na vagina, outros sintomas comuns são:

- febre

- dor na região genital

- prurido

- desconforto

Por se tratar de um vírus, o ginecologista prescreve antivirais para uso ao longo de sete dias.

Varizes podem causar caroço na vagina

Sabia que a região genital também pode desenvolver varizes? Embora isso seja raro, se dá após o parto ou mesmo no processo natural de envelhecimento. Normalmente não causa dor, apenas uma cor arroxeada. Ainda assim, a mulher pode sentir formigamento ou coceira na região.

E tem tratamento? Caso incomode muito, o ginecologista pode encaminhar a um procedimento que consiste em fechar o vasinho.

Inflamação nas glândulas de Skene

Por fim, o caroço na vagina pode surgir com inflamação nestas glândulas que ficam perto da uretra. Geralmente, isso ocorre devido a alguma obstrução em seus canais daí, o líquido que produz fica preso, se acumula e, consequentemente, forma um cisto.

O tratamento envolve o uso de antiinflamatórios ou antibióticos, além de analgésico para aliviar o incômodo.

Quando procurar um ginecologista: sinais de alerta

De fato, diante de qualquer anormalidade na região íntima, o ideal é agendar uma consulta com um especialista. Sobretudo se, com o caroço na vagina, surgirem outros sintomas mais intensos, como:

- dor intensa e persistente

- secreção anormal

- mal-estar geral

- febre

Em resumo, são várias as razões para surgir um caroço na vagina e, embora normalmente não envolvam problemas sérios, jamais dispensam a consulta com especialista.

Por isso, precisou de um ginecologista em Valparaíso? Agende sua consulta! Na Clínica Vittá, você não só tem o atendimento que merece com os profissionais, como também pode fazer todos os seus exames em um só lugar.


Agendamento Online
Clique para Ligar
Agendar pelo WhatsApp