Afinal, o que é a Síndrome de Burnout?
O distúrbio emocional é provocado pelo excesso de trabalho. Saiba em detalhes o que é a Síndrome de Burnout!
O que é a Síndrome de Burnout?
Primeiramente, a Síndrome de Burnout corresponde a um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema relacionada às atividades laborais. Ou seja, ocorre mediante o excesso de trabalho, bem como quando a pessoa possui uma ocupação que lhe impõe bastante pressão ou responsabilidades constantes.
De acordo com a Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil), a doença atinge 33 milhões de brasileiros, de forma com que o Brasil ocupa a 2ª posição, entre 9 países envolvidos na pesquisa, em quesitos de estresse.
Sintomas
Sem dúvida, o estresse tende a ser o sinal mais evidente da Síndrome de Burnout. Inclusive, ele vem acompanhado de um forte cansaço físico e emocional.
Além disso, são seus sintomas:
✔ Dificuldade de concentração
✔ Baixa autoestima, envolvendo sentimentos, como pessimismo, insegurança, fracasso e incompetência
✔ Insônia
✔ Alterações repentinas de humor
✔ Falta de apetite
✔ Dores musculares
✔ Lapsos de memória
✔ Mudanças na menstruação ou no funcionamento gastrointestinal
✔ Isolamento social
Inclusive, em relação a esse último ponto, os pacientes afetados pelo problema tendem a demonstrar irritabilidade ao estar na presença de outras pessoas, quando já se encontram num estágio mais avançado.
Profissões com maior incidência de casos
Como mencionado no início deste post, a Síndrome de Burnout afeta principalmente quem está exposto ou exposta a responsabilidades intensas e constantes.
Só para ilustrar, entram nessa lista médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais, assistentes sociais, bancários, publicitários, professores, advogados, oficiais de Justiça, entre outros.
Ao mesmo tempo, candidatos a concursos públicos também possuem uma forte tendência para desenvolver a doença, visto que passam várias horas seguidas estudando.
É possível prevenir a Síndrome de Burnout?
Com toda a certeza, há hábitos que ajudam significativamente na prevenção da Síndrome de Burnout. Só para ilustrar, estabelecer metas mais realistas e alcançáveis para cada dia de trabalho ou estudo contribui bastante nesse processo.
Além disso, é importante compreender que os momentos de lazer com amigos e familiares são imprescindíveis para aliviar o estresse e aumentar a qualidade de vida. Ou seja, eles não podem ser vistos como um luxo ou desperdício de tempo. Pelo contrário, tendem a recarregar as energias.
São outras medidas preventivas:
✔ Prática regular de exercícios físicos
✔ Redução do consumo de bebidas alcoólicas
✔ Alimentação balanceada
✔ Evitar a automedicação
✔ Utilizar, efetivamente, os dias de férias e folgas
Quais profissionais podem ajudar?
Ao perceber os sinais da Síndrome de Burnout, é de extrema relevância buscar apoio profissional. Nesse sentido, psicólogos e psiquiatras vão estabelecer a via de tratamento mais adequada para o caso. Em alguns quadros, são indicadas terapias medicamentosas, como o uso de antidepressivos e ansiolíticos.
Junto a isso, os pacientes são orientados a implementar mudanças no trabalho e na vida pessoal.
Possui sintomas da Síndrome de Burnout? Agende uma consulta agora mesmo por um valor acessível na Clínica Vittá.
Confira nosso perfil no Instagram!