A Vacina HPV - Gardasil é uma vacina aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que protege contra o vírus do Papilomavírus Humano (HPV), que é a principal causa de infecção sexualmente transmissível na população.
Este vírus pode causar lesões pré-cancerígenas no colo do útero, que podem evoluir para o câncer de colo de útero, além de outras doenças que podem afetar homens e mulheres, como verrugas genitais, câncer de pênis e câncer de ânus.
A vacina HPV - Gardasil é composta por 4 tipos de vírus do Papilomavírus Humano (6, 11, 16 e 18) e é recomendada para crianças e jovens, sendo aplicada em duas doses, com um intervalo de seis meses entre elas.
É considerada uma vacina segura e eficaz, pois previne a infecção pelos tipos de HPV mais relacionados ao câncer, além de reduzir a incidência de verrugas genitais, infecções e lesões pré-cancerígenas. Ela não cura o HPV ou as lesões já existentes, mas previne a infecção e a progressão para o câncer.
Portanto, a Vacina HPV - Gardasil é um importante meio de prevenção de doenças relacionadas ao vírus HPV, como o câncer de colo de útero, verrugas genitais, câncer de pênis e câncer de ânus. Por isso, é recomendada para crianças e adolescentes, para prevenir a infecção pelo vírus e também proteger contra as doenças relacionadas.