Paquimetria




Paquimetria
A paquimetria ocular é o exame que mede a espessura da córnea ao longo de toda a sua extensão. Isso possibilita o diagnóstico de problemas oculares de forma precoce, evitando graves doenças visuais.
As córneas são estruturas transparentes que proporcionam o aspecto brilhoso dos olhos, além de proteger a área. Ao mesmo tempo, possuem como função a
formação de imagens a serem enviadas para a retina. Portanto, para que essa transmissão seja feita corretamente, a curvatura da córnea deve estar em boas
condições.
Durante a paquimetria, o(a) oftalmologista consegue identificar o estado de saúde da visão conforme a quantidade de micrômetros detectados, de tal modo que:
✔ Pacientes com estrutura normal devem ter córneas com espessura entre 470 e 550 micrômetros;
✔ Pacientes abaixo dessa faixa podem ter doenças, como o ceratocone, devido à constituição fina;
✔ Pacientes acima de 550 micrômetros, ou seja, com córneas de espessura mais grossa, podem ter esclerocórnea ou megalocórnea.

Tipos de paquimetria
Atualmente, há tanto a paquimetria óptica quanto a ultrassônica. Porém, a mais utilizada é esta última, pois, é o único tipo capaz de mensurar a espessura de todas as áreas do olho: centrais, paracentrais e periféricas.

Como é feito o exame?
Antes de mais nada, é válido ressaltar que a paquimetria é um procedimento indolor e rápido, podendo ser realizado em até 5 minutos. Além disso, um colírio
anestésico é aplicado na região para evitar desconforto nos olhos.
Durante o exame, o(a) paciente é orientado(a) a fixar os olhos num ponto determinado pela pessoa responsável pela execução da medição da espessura.
As pessoas que utilizam lentes de contato precisam interromper o uso 5 dias antes da realização da paquimetria.

Doenças detectadas pela paquimetria
A paquimetria é relevante tanto para o diagnóstico de doenças quanto para o acompanhamento e tratamento delas. Os principais problemas que podem ser
detectados com o seu apoio são:
✔ Glaucoma;
✔ Ceratocone;
✔ Edema corneano;
✔ Esclerocórnea;
✔ Úlcera de córnea;
✔ Megalocórnea;
✔ Anomalia de Peters.

Só para ilustrar, como mencionado anteriormente, o ceratocone é uma condição em que a córnea ganha uma estrutura fina. Ademais, seu formato é modificado e semelhante à forma geométrica de um cone.
Por outro lado, o glaucoma é provocado pelo aumento da pressão intraocular que leva ao espessamento da córnea. Visto que a doença é silenciosa, a consulta
regular com oftalmologistas se posiciona como um hábito indispensável.
A paquimetria também é solicitada para o pré-operatório de cirurgias refrativas, como aquelas que visam corrigir o astigmatismo, a hipermetropia e a miopia.

Onde realizar o procedimento com segurança?
A Clínica Vittá possui aparelhos de última geração para a realização da paquimetria. Também apresenta um quadro com oftalmologistas altamente capacitados que podem promover encaminhamentos para o exame.

Se você deseja pagar pouco para ter acesso a consultas e exames oftalmológicos, agende um horário agora mesmo na Clínica Vittá!

Conheça nosso perfil no Instagram.