Microscopia Especular de Córnea


Microscopia
A microscopia especular de córnea ou microscopia especular corneana é um exame focado na análise das células localizadas na camada mais profunda desse tecido do globo ocular. Ou seja, o endotélio é o foco desse procedimento que oferece aos oftalmologistas imagens digitais que viabilizam a quantificação de células por área, tamanho e formato.

Quando é solicitado o exame?
Primeiramente, os especialistas podem solicitar a microscopia quando possui suspeitas de doenças na córnea do(a) paciente. Uma vez que o procedimento
auxilia na confirmação de degeneração das células endoteliais, é indispensável para avaliar a necessidade de um transplante de córnea.
Entre as doenças que podem provocar a dificuldade de regeneração estão:

✔ Leucomas;
✔ Distrofias corneanas;
✔ Ceratopatia bolhosa;
✔ Degeneração marginal pelúcida;
✔ Córnea guttata e Distrofia de Fuchs;
✔ Ceratoglobo.

Por outro lado, a microscopia especular de córnea é necessária para o pré-operatório de cirurgias refrativas e corneanas. Por exemplo, a correção de catarata,
do glaucoma, de miopia, de astigmatismo, de hipermetropia, bem como a preparação para o transplante de córnea, entram nessa lista.

Como é feita a microscopia?
Antes de mais nada, o(a) paciente deve suspender o uso de lentes de contato no dia do exame, conforme orientação médica. Porém, não há motivos para se
preocupar com o procedimento, já que além de indolor, não exige aplicação de colírios e é feito entre 5 e 10 minutos.

A pessoa deve se posicionar na região frontal do aparelho de microscopia especular da córnea. Em seguida, o(a) oftalmologista focaliza o microscópio digital para registrar imagens ampliadas da face posterior da córnea em milhares de vezes.
Visto que os médicos conseguem analisar detalhadamente as células endoteliais, assumem condições de determinar quais técnicas e cuidados devem ser tomados durante a cirurgia. Consequentemente, os riscos de complicação são bastante minimizados.

Microscopia detecta catarata
Como mencionado acima, a microscopia é relevante para o pré-operatório de cirurgia de catarata. Contudo, vale frisar que o exame também contribui para o
diagnóstico dessa doença visual.
Boa parte dos pacientes descobre a catarata quando já existe algum grau de perda da visão. Afinal, trata-se de uma doença majoritariamente assintomática. Dessa maneira, quem possui histórico familiar dessa e de outras doenças oculares deve se consultar regularmente com médicos oftalmologistas.

Onde fazer a microscopia especular corneana?
Sem dúvida, o exame exige seriedade em sua execução e qualidade no resultado das imagens. A Clínica Vittá conta com aparelhos modernos para a realização do procedimento e profissionais altamente capacitados.
Inclusive, os pacientes podem agendar a consulta com excelentes oftalmologistas e se submeter à microscopia no mesmo lugar.

Vamos economizar tempo e dinheiro na Clínica Vittá? Agende sua consulta e seus exames sem sair de casa!

Conheça nosso perfil no Instagram.