Biometria Ocular


Biometria

A biometria ocular é um exame que mede o globo ocular e as estruturas oculares internas com o intuito de realizar o cálculo exato das lentes intraoculares a serem posicionadas durante uma cirurgia de catarata.
Todavia, é possível que alguns oftalmologistas solicitem tal análise para cobrir outras necessidades mais simples. Afinal, o equipamento utilizado durante o
procedimento consegue calcular não apenas o comprimento do olho, como também sua profundidade e a curvatura da córnea.

Tipos de biometria ocular
Atualmente, existem diversas técnicas para a realização do exame. Porém, as mais comuns são a ultrassônica, feita por ultrassom e com contato, e a óptica, em que não há contato com os olhos do(a) paciente.

Como é feito o procedimento?
Primeiramente, no caso da biometria ultrassônica, é posicionada uma sonda diretamente sobre as pálpebras.
Por outro lado, quando é feita a biometria óptica, um aparelho direciona o laser sobre os olhos da pessoa para concretizar a medição. Sem dúvida, trata-se de uma alternativa menos invasiva.
Seja qual for o caso, o uso de lentes de contato deve ser suspenso entre 3 e 5 dias antes do procedimento, conforme orientação dos médicos responsáveis.
Além disso, a biometria possui uma duração média de 15 minutos e não exige a aplicação de anestesia.

Principais indicações para biometria
Em boa parte dos casos, a biometria ocular é solicitada para calcular o tamanho correto das lentes intraoculares em pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata.
No entanto, ela também é necessária para:

✔ Pré-operatório de cirurgia refrativa para grau elevado de miopia ou
hipermetropia;
✔ Pós-operatório de cirurgia refrativa;
✔ Pós-operatório de pessoas que possuem implante de óleo de silicone.

Importância em realizar a biometria
Só para ilustrar a necessidade da biometria ocular, vale mencionar os casos de pré- operatório de catarata. Uma vez que essa cirurgia promove a remoção do
cristalino dos olhos do(a) paciente, a ausência de uma lente milimetricamente calculada causa alta hipermetropia. Ou seja, os olhos passam a ter dificuldade para enxergar objetos próximos, porque, o poder refrativo foi perdido com a retirada do cristalino.
Nesse sentido, a biometria ocular é indispensável para assegurar qualidade de vida aos pacientes, além de dispensar a realização de mais cirurgias corretivas na visão.

Por que escolher a Clínica Vittá?
Sem dúvida, quem opta pela realização da biometria na Clínica Vittá conta tanto com um preço acessível quanto com o conforto de receber atendimento médico de qualidade.
Aliás, o(a) paciente pode agendar uma consulta e os exames oftalmológicos solicitados pelo(a) oftalmologista no mesmo lugar. Isso significa que não é necessário sair em busca de clínicas médicas após a prescrição médica.

Você pode agendar seu horário na Clínica Vittá sem sair de casa! Escolha a unidade mais perto e cuide da sua visão com segurança!
Conheça nosso perfil no Instagram.



Procurando Clínica Médica que Realiza Exame de Biometria Ocular em Goiânia? Encontre aqui Na Clínica Médica Vittá o Seu Exame de Biometria Ocular em Goiânia. Entre em contato conosco e agende sua consulta.