A biometria ocular é um exame que mede o globo ocular e as estruturas oculares internas com o intuito de realizar o cálculo exato das lentes intraoculares a serem posicionadas durante uma cirurgia de catarata.
Todavia, é possível que alguns oftalmologistas solicitem tal análise para cobrir outras necessidades mais simples. Afinal, o equipamento utilizado durante o
procedimento consegue calcular não apenas o comprimento do olho, como também sua profundidade e a curvatura da córnea.
Como é feito o procedimento?
Um aparelho direciona o laser sobre os olhos da pessoa para realizar a medição.
É indolor e rápido. O uso de lentes de contato deve ser suspenso entre 3 e 5 dias antes do procedimento, conforme orientação dos médicos responsáveis.
Além disso, a biometria possui uma duração média de 5 a 10 minutos e não exige a aplicação de anestesia.
Principais indicações para biometria
Em boa parte dos casos, a biometria ocular é solicitada para calcular o tamanho correto das lentes intraoculares em pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata.
No entanto, ela também é necessária para:
Pré-operatório de cirurgia de catarata;
Pré-operatório de cirurgia refrativa para grau elevado de miopia ou
hipermetropia;
Pós-operatório de cirurgia refrativa;
Pós-operatório de pessoas que possuem implante de óleo de silicone e lente intraocular.
Importância em realizar a biometria
Só para ilustrar a necessidade da biometria ocular, vale mencionar os casos de pré- operatório de catarata. Uma vez que essa cirurgia promove a remoção do
cristalino dos olhos do(a) paciente, a ausência de uma lente milimetricamente calculada causa alta hipermetropia. Ou seja, os olhos passam a ter dificuldade para enxergar objetos próximos, porque, o poder refrativo foi perdido com a retirada do cristalino.
Nesse sentido, a biometria ocular é indispensável para assegurar qualidade de vida aos pacientes, além de dispensar a realização de mais cirurgias corretivas na visão.