Central de atendimendo: 62 3996-0505 Ligamos pra você

Você sabia que a alimentação pode interferir na audição?

22 de junho de 2017

Todo mundo sabe que ter uma alimentação balanceada é fundamental para manter uma boa saúde. Mas, o foco das pessoas está mais voltado para a aparência física ou controle de colesterol e diversas doenças, como o diabetes.
Entretanto, você sabia que a alimentação também pode influenciar na saúde da sua audição? Seja de maneira negativa ou positiva, há uma gama de alimentos que afetam diretamente nossa qualidade auditiva ao longo da vida.

Quais são os alimentos que podem nos ajudar a ouvir melhor?

Alimentos que possuem potássio em sua composição são ótimos aliados para a saúde auditiva. Este mineral é responsável por suportar a transmissão de impulsos nervosos. Logo, se o consumimos em pouca quantidade podemos sofrer perda da audição. As principais frutas que contêm potássio são:
– Banana
– Damasco
– Melão
– Laranja
Alimentos como leite, batata, espinafre e feijão também contribuem de forma positiva para a audição.

Vitamina C e E aliviam a perda auditiva

Amêndoas, manteiga de amendoim e frutas cítricas (como limão, laranja e tangerina) auxiliam a afastar problemas auditivos, pois as vitaminas presentes nestes alimentos aumentam a circulação sanguínea, o que é bom para o sistema imunológico e para o combate a infecções.

E quais são os alimentos que podem prejudicar a audição?

Os vilões da qualidade auditiva são os açúcares e carboidratos, quando consumidos em grande quantidade. Há pesquisas que apontam a cafeína como um composto prejudicial para a saúde auditiva. Porém, o apontamento da substância como vilã ainda é controverso e, por isso, o ideal é o consumo equilibrado.

Fique sempre atento (a) à saúde do seu ouvido. Faça exames regularmente e tenha um acompanhamento profissional.
A Clínica Vittá conta com excelentes otorrinolaringologistas em seu quadro profissional. Conte com a gente para cuidar da sua saúde auditiva!

Fonte: Direito de Ouvir com informações da assessoria de comunicação da Clínica Vittá.

Blog - Clínica Vittá Goiânia
Deixei seu comentário

(62) 3996-0505