Central de atendimendo: 62 3996-0505 Ligamos pra você

Saiba por que cuidar do seu coração

1 de fevereiro de 2016

As doenças do coração são silenciosas. E muito brasileiro não tem se preocupado com isso. Mas deveria. O motivo? Pressão alta. Medir a pressão não é luxo, é necessidade. E se engana quem pensa que só pessoas idosas devem medir a pressão. A morte súbita em crianças e jovens é frequentemente causada por doenças cardíacas congênitas que, muitas vezes, não apresentam sintomas. O cardiologista, nesse momento, será o amigo do seu coração.

A consulta cardíaca pode detectar e controlar, em crianças, um sopro e controlar os fatores de risco desde os primeiros anos de vida. Sempre ouvimos que prevenir é melhor que remediar. E essa, é uma verdade absoluta. E, se não procurar cuidar de seu coração com um cardiologista, problemas cardíacos graves e silenciosos poderão aparecer. Muitos têm morte súbita com a primeira manifestação de um problema cardíaco. Por isso, é de suma importância estar de olho nos mínimos sintomas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a morte súbita vitimiza cerca de 300 mil pessoas por ano no Brasil. A cada 40 segundos, um brasileiro morre por problemas cardíacos. É um inimigo invisível, além de não enxergar onde ele está, você não percebe nada, não sente nada. Doenças cardiovasculares adquiridas, causadas por maus hábitos ao longo da vida – tabagismo, diabetes, hipertensão ou dislipidemia (taxas anormais de colesterol e triglicérides no sangue) são as que mais causam morte súbita.

É preciso se preocupar? Sim. Cuidar da saúde do corpo não é exagero, é zelar por uma vida mais saudável. Você pode começar, por exemplo, medindo a pressão arterial mais vezes, ver o nível de colesterol, nível de glicose. E, não menos importante, diminuir o estresse e a ansiedade!

Pessoas estressadas e ansiosas são propensas a desenvolver doenças do coração. Fazer caminhada, nadar, pedalar são exemplos de atividades as quais podem entrar no seu dia a dia. Mas lembre-se, cada pessoa é singular, por isso, só o médico poderá indicar qual exercício é melhor para você.

E atenção!

Mesmo pessoas saudáveis devem fazer consultas regulares. Ninguém gosta de ler ou saber notícias quando o assunto envolve ‘morte’. Por isso, consulte sempre um cardiologista. Cuide de você. Cuide do seu coração.

Fonte: G1 com informações da assessoria de comunicação Clínica Vittá Goiânia

Blog - Clínica Vittá Goiânia
Deixei seu comentário

(62) 3996-0505