logo

Saiba o que pode atrapalhar a absorção de vitamina D

Saiba o que pode atrapalhar a absorção de vitamina D

A substância influencia na manutenção de vários sistemas do organismo. Veja como manter os níveis de vitamina D mais altos! 

 

Com a pandemia provocada pelo coronavírus, o número de pacientes diagnosticados com deficiência de vitamina D aumentou. Tal quadro deve ser revertido o mais rápido possível, pois esse elemento é bastante significativo ao organismo. Só para ilustrar, ele interfere no crescimento saudável de dentes e ossos, contribui para a absorção de cálcio e fósforo, ajuda na formação das fibras musculares e fortalece o sistema imunológico. 

Confira a seguir o que pode atrapalhar a absorção de vitamina D! 

 

Uso de filtro solar 

Inegavelmente, a aplicação de filtro solar é indispensável no combate ao câncer de pele, além de retardar o envelhecimento. No entanto, o produto atrapalha a absorção de vitamina D ao inibir a penetração dos raios solares. Estes estimulam a produção no organismo ajudando o mesmo a reter a substância.  

Com o intuito de se proteger e garantir a quantidade diária necessária para obter a vitamina D, os especialistas aconselham os pacientes a tomarem sol entre 15 e 20 minutos. Logo em seguida, é necessário aplicar o filtro solar.  

Ao mesmo tempo, qualquer região do corpo pode absorver bem a vitamina D. Então, a pessoa pode proteger o rosto com filtro solar, por ser uma área mais sensível, e deixar braços ou pernas sem proteção nesse intervalo. 

 

Pouco tempo sob o sol 

Ao mesmo tempo, é importante reforçar o que foi mencionado acima: a exposição deve durar entre 15 e 20 minutos, além de precisar ser feita diariamente. Um período menor do que esse é insuficiente. 

 

Idade  

Por outro lado, pessoas acima de 60 anos produzem uma quantidade de vitamina D significativamente menor do que as mais jovens. Logo, ainda que a exposição ao sol seja feita corretamente, esses pacientes devem receber orientações de dermatologistas para promoverem a ingestão de suplementos que contenham a substância. 

 

Exposição indireta 

Outro fator que atrapalha consideravelmente a absorção de vitamina D tem a ver com as barreiras. Por exemplo, permanecer atrás de uma janela fechada não resulta em benefícios. Afinal, os vidros impedem a travessia dos raios ultravioletas UVB, os quais são responsáveis pela ativação da síntese da vitamina D. 

Nesse sentido, roupas que cobrem boa parte do corpo também atrapalham esse processo. O ideal é deixar uma área maior descoberta. 

 

Alimentação 

Apesar de alguns alimentos serem bastante ricos em vitamina D, o consumo dos mesmos não é suficiente para manter os níveis adequados no organismo. Enquanto o sol é responsável por 90% da síntese dessa substância, a dieta alimentar permanece apenas com 10%. 

Todavia, isso não significa que esses alimentos não devem ser consumidos. Pelo contrário, é relevante buscar essas fontes de vitamina D, sendo as mais ricas: 

  

▪ Óleo de bacalhau; 

▪ Salmão; 

▪ Atum; 

▪ Sardinha; 

▪ Cavala. 

 

Suplementação com vitamina D 

Por fim, a suplementação de vitamina D deve ser feita somente sob recomendação médica. Isso acontece quando os exames detectam sua carência no organismo.  

Tomar comprimidos para elevar os níveis sem necessidade pode aumentar a absorção de cálcio provocando um quadro tóxico. 

 

Acompanhe seus níveis de vitamina D com os dermatologistas da Clínica Vittá. Além da consulta, você pode realizar oexames no mesmo lugar por um preço acessível! 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Agendamento Online
Clique para Ligar