logo

Exame preventivo ou Papanicolau: importância na saúde da mulher

Exame preventivo ou Papanicolau: importância na saúde da mulher

O teste feito dentro do consultório do Ginecologista possibilita detectar sinais do câncer de colo de útero e outras doenças sexualmente transmissíveis. Acompanhe este post e saiba mais sobre o exame!


O que é o Papanicolau? 

O teste é realizado em mulheres sexualmente ativas entre 25 e 59 anos de idade com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros problemas, uma vez que ele detecta os primeiros sinais suspeitos até mesmo antes da aparição de sintomas.


Para que serve o exame?

Além de levantar a possibilidade de a paciente estar com câncer de colo de útero, o Papanicolau também é essencial nos seguintes diagnósticos:

  • Inflamações ou infecções vaginais
  • Gonorreia 
  • Clamídia
  • Sífilis
  • Gardnerella
  • Candidíase 
  • Tricomoníase

O exame preventivo ainda é uma forma de analisar os níveis hormonais do corpo da mulher.


Quem deve se submeter ao Papanicolau?

Mulheres que já tiveram sua primeira relação sexual, especialmente aquelas entre 25 e 59 anos de idade. O Papanicolau deve ser feito anualmente e, após o segundo exame, se a paciente não apresentar problemas pode passar a se submeter ao mesmo de 3 e em 3 anos.


Como é feito esse exame preventivo?

Na maca, a paciente deve afastar os joelhos para que o Ginecologista possa introduzir um instrumento na vagina conhecido como "bico de pato". Ele permitirá ao médico a verificação visual da parte interna da vagina e do colo do útero. Em seguida, uma espátula de madeira e uma escova serão usadas para descamar partes necessárias que serão levadas para análise em laboratório. 

O Papanicolau deve ser feito 1 semana antes da menstruação ou 10 dias após a mesma. Relações sexuais, introdução de absorventes internos, uso de cremes e medicações vaginais e exames de toque devem ser evitados nos 3 dias que antecedem o teste.


Agende sua consulta com o Ginecologista e realize o Papanicolau no mesmo lugar! Clique aqui e escolha uma unidade da Clínica Vittá Goiânia.  

 

☎ Central de atendimento: (62) 3996-0505 




Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Agendamento Online
Clique para Ligar