logo

Conheça 5 hábitos que prejudicam a saúde do coração

Conheça 5 hábitos que prejudicam a saúde do coração

Costumes simples do dia a dia podem parecer inocentes, porém, apresentam um grande risco para a saúde do coração. Confira quais são eles! 

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a saúde do coração registrou dados preocupantes nos últimos anos. Só para ilustrar, as mortes prematuras, que acometem pessoas entre 30 e 69 anos, ocasionadas por doenças cardiovasculares foram as que mais cresceram na última pesquisa.  

Os pesquisadores indicam que o quadro tem relação com uma dieta alimentar pobre em frutas e verduras. Ou seja, hábitos simples do cotidiano desempenham papel determinante no desenvolvimento dessas doenças. 

Por isso, selecionamos alguns vilões que podem prejudicar a saúde do coração. Veja a seguir! 

 

1) Praticar exercícios físicos sem consumir água 

Seja por esquecimento, seja por preguiça de ir ao banheiro durante as atividades, algumas pessoas não bebem água ao se exercitarem. Essa falta de hidratação leva não apenas à queda de pressão arterial, como também ao aumento da viscosidade do sangue. 

Consequentemente, a frequência cardíaca aumenta, as funcionalidades do órgão ficam comprometidas, além de haver uma sobrecarga sobre ele.  

 

2) Não higienizar a boca após as refeições 

Certamente, parece não haver sentido associar a saúde do coração à higiene bucal. Todavia, passar o fio dental e escovar os dentes corretamente previne problemas cardíacos. Afinal, as bactérias e outros microrganismos provenientes de sujeiras acumuladas na gengiva entram na corrente sanguínea alcançando o coração.  

Tal processo gera inflamação e entupimento das artérias, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares.  

 

3) Alimentação rica em sal, açúcar e gorduras 

Sem dúvida, uma dieta alimentar pobre em frutas, verduras e leguminosas se posiciona como uma das principais causas de problemas no coração. 

Aliás, a população brasileira consome cada vez mais produtos industrializados ao invés de recorrer às opções in natura. 

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de sal não deveria ultrapassar cinco gramas por dia. Contudo, ao consumir embutidos e refrigerantes, as pessoas extrapolam tal limite numa única refeição. Por isso, problemas, como o colesterol alto, são comuns até mesmo entre pessoas jovens.  

 

4) Permanecer sentado(a) por muito tempo 

Inegavelmente, a falta de movimentos corporais provoca o aumento no nível de açúcar e gordura no sangue, fatores fatais para a saúde do coração. Nesse sentido, é relevante evitar assistir à televisão por muito tempo, assim como vale a pena fazer pausas durante o expediente. 

Além de alongamentos que podem ser executados nesses intervalos, comece a praticar exercícios físicos para controlar a frequência cardíaca. Porém, antes de iniciar qualquer atividade, é essencial realizar uma consulta com o(a) cardiologista 

 

5) Noites mal dormidas 

Não dormir bem causa deficiências hormonais que afetam o sistema circulatório. Ao mesmo tempo, o ronco durante o sono interrompe a respiração. Isso prejudica a saúde do coração ao provocar a pressão alta, por exemplo. Logo, pacientes que roncam devem procurar a ajuda de otorrinolaringologistas para tratar o problema. 

 

Além de evitar esses 5 hábitos que prejudicam a saúde do coração, organize sua rotina para passar mais tempo ao lado de familiares e amigos. Tais momentos aliviam o estresse e ajudam a recarregar as energias. 

 

Na Clínica Vittá, você encontra um pacote de exames completo para realizar o check-up do coração 

 

Agende um horário! 

 

Acompanhe nosso perfil no Instagram. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Agendamento Online
Clique para Ligar