logo

Câncer de próstata: importância do PSA e do USG no diagnóstico

Câncer de próstata: importância do PSA e do USG no diagnóstico

Ambos os exames são formas de detectar a doença ainda no estágio inicial. Acompanhe a leitura deste post e saiba mais sobre cada um deles!

O que é a próstata?

A próstata é a glândula responsável por produzir uma proteína que constitui parte do sêmen. Localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, possui o tamanho de uma ameixa nos homens jovens e aumenta com o passar dos anos.

O câncer de próstata se manifesta nessa região e, caso o paciente demore a diagnosticar a doença, ele pode se espalhar para outras partes do organismo.


O PSA

PSA é a sigla para Antígeno Prostático Específico, derivada do inglês. Ela é justamente a proteína mencionada acima produzida pela próstata. Quando o homem está com câncer de próstata, os níveis de PSA ficam mais altos do que o normal. 

O exame de PSA é feito a partir da coleta de sangue para avaliar a quantidade dessa proteína. Nas 72 horas anteriores ao exame, o paciente deve evitar relações sexuais e praticar atividades como motociclismo, ciclismo e hipismo. Além disso, não é ideal realizar o toque retal nesse período.

Esse procedimento é muito importante para verificar se a doença está apenas na glândula ou se foi disseminada e para monitorar o câncer durante o tratamento.


USG

USG de próstata é a ultrassonografia transretal ou ecografia da próstata. O exame permite ao Urologista avaliar o tamanho da glândula e possíveis alterações estruturais. O especialista apenas encaminhará o paciente para sua realização caso haja alguma suspeita detectada no exame de PSA e no toque retal.


Consulta com o Urologista 

A partir dos 40 anos de idade, o homem que possui casos de câncer de próstata em familiares de 1º grau deve dar início a um acompanhamento anual com o Urologista para realizar o PSA

Em todo caso, é importante que todos mantenham visitas de rotina para avaliar a saúde. 


Agende sua consulta com o Urologista e realize o exame de PSA e o USG no mesmo lugar! Clique aqui e escolha uma unidade da Clínica Vittá Goiânia.


☎ Central de atendimento: (62) 3996-0505





Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Agendamento Online
Clique para Ligar