logo

5 dicas simples para aumentar a autoestima - CLÍNICA VITTÁ

5 dicas simples para aumentar a autoestima - CLÍNICA VITTÁ

A forma como você se enxerga afeta diretamente suas relações interpessoais e a sua disposição. Veja como aumentar a autoestima e viver melhor! 

 

O que é a autoestima? 

Antes de mais nada, para aumentar a autoestima é pertinente compreender o que envolve essa percepção. Em síntese, trata-se da imagem que a pessoa possui de si mesma. Tal processo de construção está relacionado com diversos sentimentos, como inferioridade, autocensura, autocrítica e egoísmo. 

Essa avaliação valorativa afeta o desempenho na escola, na faculdade ou no trabalho, bem como as relações familiares, amorosas e entre amigos. Consequentemente, quando ela não é saudável, provoca danos nesses contextos, afetando outras instâncias da saúde mental e a qualidade de vida. Inclusive, a falta de acompanhamento pode levar algumas pessoas a atitudes graves, como o suicídio. 

Por isso, confira nossas dicas para aumentar a autoestima! 

 

1 – Nos bons momentos, anote suas qualidades 

Primeiramente, tenha um bloco de notas para anotar todas as características positivas que reconhece em si mesmo(a). Só para ilustrar, sua lista pode incluir: 

 

▪ Pratos saborosos que sabe cozinhar; 

▪ Partes do seu corpo que aprecia muito, como os cabelos ou olhos; 

▪ Viagens que planejou e deram certo, criando memórias felizes; 

▪ Pessoas que ajudou a superar um término ou outra situação complexa; 

▪ Habilidades como pintar, escrever ou tocar um instrumento. 

 

Uma sugestão é colocar as frases num post-it, dobrando cada uma para guardar num pote pequeno. Dessa maneira, sempre que precisar aumentar a autoestima, você retira uma delas aleatoriamente para se lembrar dessas qualidades importantes que constituem sua personalidade. 

 

2 - Não se compare aos outros 

Sem dúvida, tirar conclusões sobre a sua vida com base nas experiências de outras pessoas é um exercício consideravelmente prejudicial para a sua autoestima. Portanto, quando perceber que está comparando o namoro, o emprego e outras conquistas de alguém com as suas, procure frear esses pensamentos. 

Afinal, você se encontra em determinado estágio devido às experiências e condições que te levaram até ali. Viva conforme seus próprios padrões, preocupando-se somente com a sua felicidade. 

 

3 – Faça atividades que te dão prazer 

Os hobbies que aprecia são indispensáveis para melhorar a autoestima, pois, te ajudam a se sentir fisicamente e emocionalmente melhor. Aliás, ao praticar alguma atividade que gosta, a probabilidade de ter êxito nas execuções são altas, elevando ainda mais sua relação com a sua imagem. 

Por outro lado, elas te aproximam de pessoas com preferências semelhantes às suas, fortalecendo suas relações sociais e evitando quadros como a depressão. 

 

4 – Cuide de sua alimentação 

Inegavelmente, ao optar por refeições mais saudáveis, a sua disposição aumenta. Esse autocuidado é parte importante da construção da autoestima, porque, seus resultados são fisicamente perceptíveis. Por exemplo, ao se lembrar de beber água com frequência, a pele e os cabelos permanecem vistosos.  

Já o consumo adequado de vitamina B12 evita ansiedade, depressão e transtornos psicológicos que possuem relação com a autoestima. 

 

5 - Faça terapia 

Por fim, procurar a ajuda de psicólogos é indispensável para identificar que fatores atrapalham a sua autoimagem. Logo, juntos vocês irão compreender os padrões de comportamento que deixam sua autoestima baixa, encontrando caminhos para transformar a percepção de si no mundo. 

 

Está com dificuldades para aumentar a autoestima? Agende uma consulta acessível com os psicólogos da Clínica Vittá! 

 

Siga nosso perfil no Instagram! 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Agendamento Online
Clique para Ligar