logo

4 dicas de como aumentar a massa muscular - CLÍNICA VITTÁ

4 dicas de como aumentar a massa muscular - CLÍNICA VITTÁ

A hipertrofia envolve um conjunto de práticas que vai desde a alimentação até os exercícios físicos. Saiba como aumentar a massa muscular! 

 

EM QUE CONSISTE A MASSA MUSCULAR? 

A massa muscular nada mais é do que a massa magra que ajuda o corpo a obter mais resistência e força. Quando alguém deseja aumentar esse volume de tecido corporal, significa que está em busca de hipertrofia. Dessa maneira, a pessoa deve não apenas praticar exercícios físicos como também promover mudanças na alimentação, se hidratar adequadamente e ter boas noites de sono. 

Confira a seguir 4 dicas de como aumentar a massa muscular. 

 

1) PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS 

Inegavelmente, esta é a orientação mais difundida quando o assunto é hipertrofia. Afinal, os exercícios físicos são imprescindíveis para o fortalecimento dos músculos. Porém, para além da musculação, há outras atividades que contribuem para o aumento de massa muscular. Por exemplo, a natação, as diversas categorias de luta, o crossfit e os treinos com kettlebell entram nessa lista. 

Além disso, o tempo de descanso entre um treino e outro deve ser respeitado para que os músculos possam se regenerar corretamente. Alongar após as atividades físicas também contribui para a saúde desses tecidos. 

 

2) DIVERSIFIQUE SUA ALIMENTAÇÃO 

Apesar de a ingestão de proteínas magras ser fundamental em qualquer lista de como aumentar a massa muscular, outros grupos alimentares possuem importância significativa. Só para ilustrar, os carboidratos atuam como fonte de energia, o que auxilia bastante as práticas de exercício físico. Dê preferência aos alimentos que contam com baixo índice glicêmico, como a mandioca, a batata-doce e o inhame. 

Por outro lado, quem possui a hipertrofia como objetivo deve evitar gorduras trans, óleo vegetal e demais alimentos processados, dando lugar ao azeite de oliva, ao ovo, o qual é rico em proteínas, às castanhas, entre outros. 

Por fim, as verduras e legumes têm papel relevante na oferta de vitaminas e minerais. Inclusive, algumas atuam como fonte de proteína. 

Os alimentos mais indicados para esse tipo de dieta são: 

 

▪ Frango; 

▪ Carne vermelha; 

▪ Ovo; 

▪ Queijo; 

▪ A combinação entre arroz e feijão; 

▪ Leite; 

▪ Abacate; 

▪ Quinoa; 

▪ Banana; 

▪ Castanha-do-pará. 

 

3) MANTENHA SEU CORPO HIDRATADO 

O consumo diário de água em quantidade correspondente ao corpo de cada pessoa se constitui, sem dúvida, como um dos pilares para o ganho de massa muscular. Ela mantém as fibras e os tecidos musculares saudáveis, bem como auxilia na síntese de outros nutrientes durante a digestão. Ao mesmo tempo, a água atua no transporte dos mesmos para as células musculares, algo que facilita o trabalho dos músculos. 

 

4) TENHA UMA BOA NOITE DE SONO 

Assim como é recomendado descansar o corpo entre um treino e outro, dormir bem também se posiciona como uma dica de como aumentar a massa muscular. O ideal é dormir entre 7 e 8 horas contínuas. Todavia, muitas pessoas têm dificuldade em manter uma rotina de sono adequada. As seguintes orientações podem ajudar a minimizar esse problema: 

  

▪ Ir para a cama e se levantar sempre nos mesmos horários; 

▪Evitar o uso de smartphones, computadores e televisão nos minutos que antecedem o momento de dormir; 

▪ Eliminar do quarto luzes e barulhos que possam atrapalhar o sono. 

 

Essas são algumas dicas preliminares de como aumentar a massa muscular. O acompanhamento feito por nutricionistas é indispensável para obter resultados efetivos. 

 

Agende uma consulta com esses profissionais por um preço acessível na Clínica Vittá! 

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Agendamento Online
Clique para Ligar